× Bienal'19 Ci.CLO Bienal Adaptação e Transição Programa Mapa Residências Bienal Exposições Simpósio Oficinas Bolsas Equipa Diário Sobre CI.CLO Parceiros Notícias de Imprensa Faça Parte Imprensa Equipa Contactos

PT EN

Ferreira_B02.gif
Virgílio Ferreira

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA . IMERSÃO NA PAISAGEM - CAMINHAR, PARAR, REPARAR

Manuela Ferreira, Tiago Porteiro e Virgílio Ferreira

em parceria com a Câmara Municipal de Paredes de Coura

inscrições até 22 de Junho

Pontos-Chave
| “O caminhar, mesmo não sendo a construção física de um espaço, implica uma transformação do lugar e seus significados. A presença física do homem num espaço (…) é uma forma de transformação da paisagem que, embora não deixe sinais tangíveis, modifica culturalmente o significado do espaço e, consequentemente, o espaço em si, transformando-o em lugar… uma ação que, simultaneamente, é ato perceptivo e ato criativo, que ao mesmo tempo é leitura e escrita de território!” (CARERI, 2013:51).

Esta residência convida a uma aventura existencial, ética e estética, através de uma experiência imersiva na natureza e no mundo rural, capaz de induzir a uma outra consciência e acuidade do olhar.


Objectivos | Os participantes são desafiados a cartografar, via fotografia e outras linguagens, a Paisagem Protegida do Corno de Bico. Será a pé que se irão desvendar as singularidades deste território. Na ação de caminhar serão também explorados protocolos performativos. A experiência pretende integrar momentos de marcha conjunta e momentos de deriva individual, momentos de partilha no seio do grupo e momentos de troca com a comunidade.


Destinatários | Estudantes, autodidatas e profissionais de fotografia ou de outras áreas artísticas e áreas ligadas aos estudos da paisagem - que pretendam desenvolver novas competências e adicionar novas perspectivas ao seu trabalho pessoal. Os candidatos deverão ter mais de 18 anos.


Local | Paisagem Protegida Corno do Bico

Datas | 23 de junho a 28 de junho

Horário | A definir

Inscrições | máximo de 12 participantes. Seleção feita a partir de uma pré-inscrição através do envio de uma carta de motivação ou de um portfólio com 5 a 10 imagens (1250 pixels lado maior) juntamente com uma biografia. Por favor enviar numa pasta Zip (com o primeiro e último nome) as imagens e biografia para o seguinte email: geral@ciclo-bienal.org (até dia 20 de junho)


Valores

Estudantes | 45€

Público Geral | 60€

Notas | Alojamento por conta da organização no Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno de Bico (http://www.cornodebico.pt/portal/).

Cada participante deverá garantir os custos de viagem, parte da alimentação que será servida na cantina do centro (a preços reduzidos e com o apoio da Câmara Municipal de Paredes de Coura), e deverá utilizar o seu próprio equipamento.

A residência será lecionada em português e inglês.

Para mais informação por favor contate Ci.CLO Bienal - geral@ciclo-bienal.org