× Bienal'19 Ci.CLO Bienal Adaptação e Transição Programa Mapa Residências Bienal Exposições Simpósio Oficinas Bolsas Equipa Diário Sobre CI.CLO Parceiros Notícias de Imprensa Faça Parte Imprensa Equipa Contactos

PT EN

Sarker Protick__0055_b.jpg
Sarker Protick

OF RIVER AND LOST LANDS

Sarker Protick

A obra Of River and Lost Lands [Do Rio e das Terras Perdidas] é constituída por uma série de fotografias, apresentada por vezes como uma instalação audiovisual, que representa a paisagem melancólica do rio Padma, no Bangladeche. O rio é a personagem central da história. No início, o local parece abandonado. Tudo o que resta são casas submersas e destruídas e árvores flutuantes. São os traços da vida que já existiu aqui. À medida que a série prossegue, a terra e as pessoas entram no campo de visão e encontram o seu lugar na história. Juntas, retratam uma relação complexa entre a natureza e os seres humanos, que é simultaneamente íntima e implacável, definida pela dependência e pela destruição.


O rio dá tanto ao seu povo e, por vezes, tira-lhe tudo. Os dias estão encobertos e repletos de bruma, criando intemporalidade na atmosfera destas aldeias. Ao longo dos anos, o rio mudou o seu curso. Quando a monção chega, o rio corre com rapidez, a terra é arrastada e desaparece. De uma forma geral, a erosão da margem do rio cria muito mais sofrimento do que outras catástrofes naturais, como as inundações. Ao passo que a inundação rotineira destrói colheitas e danifica as propriedades, a erosão resulta na perda de terras das quintas e propriedades rurais.


Muitos dos lugares destas fotografias já não existem. Como resultado, estas fotografias sobrevivem como documentos visuais destas terras desaparecidas.



www.sarkerprotick.com