× Bienal'19 Ci.CLO Bienal Adaptação e Transição Programa Mapa Residências Bienal Exposições Simpósio Oficinas Bolsas Equipa Diário Sobre CI.CLO Parceiros Notícias de Imprensa Faça Parte Imprensa Equipa Contactos

PT EN

05_LucasFoglia_HumanNature_Kate-in-an-EEG-Study.gif
Lucas Foglia, "Kate in an EEG study"

HUMAN NATURE

Lucas Foglia

A obra Human Nature articula histórias sobre as pessoas, a natureza e a ciência da nossa relação com os lugares selvagens.

Lucas Foglia cresceu com a sua família alargada numa pequena quinta, a cerca de 50 km a este de Nova Iorque. A floresta que rodeava a quinta era um lugar selvagem para brincar, porém, era ignorada pelos seus vizinhos, que viajavam diariamente para Manhattan. Em 2012, o furação Sandy inundou os terrenos da família e derrubou as árvores mais antigas do bosque. No noticiário, Foglia ouviu os cientistas a culpar as alterações climáticas causadas pela atividade humana pela ocorrência da tempestade. Compreendeu assim que se os humanos estão a mudar o tempo, que não existirá então nenhum lugar na terra inalterado pelas pessoas.


Após a tempestade, Foglia começou a fotografar nas cidades, florestas, quintas, desertos, campos de gelo e oceanos. Numa altura em que os americanos passam, em média, noventa e três por cento das suas vidas dentro de casa, Foglia fotografou programas governamentais que visam trazer as pessoas de novo ao contacto com a natureza, neurocientistas que investigam os efeitos benéficos de passar tempo ao ar livre, e cientistas climáticos que avaliam em que medida a atividade humana influencia a atmosfera.


Costumávamos entender a natureza como todas as partes da terra virgens da ação humana. Mas, se não houver nenhum lugar inalterado pelas pessoas na terra, então a natureza já não existe. Em simultâneo, as investigações sugerem que o tempo passado em lugares selvagens é essencial para a nossa saúde e felicidade.


A obra Human Nature centra-se na nossa relação atual com a natureza, na nossa necessidade de lugares selvagens mesmo que estes tenham sido moldados por nós.



www.lucasfoglia.com